Cosméticos importados não tem prazo de validade? Como assim?

Você já reparou que suas maquiagem importadas e seus cremes de beleza, não todos, mas a maioria, não tem o prazo de validade e nem a data de fabricação impresso? 

Então como saber se aquela maquiagem ou produto de beleza não está com o prazo de validade vencido?
No Brasil já faz tempo que isso é lei e no exterior começaram recentemente. O prazo de validade dos produtos importados é diferente. 
Quando você encontra, vem escrito por exemplo: 12M ou 6M com o desenho de um potinho com tampa aberta.



O que isso quer dizer? Quer dizer que após aberto ele vale por aproximadamente 12 ou 6 mese, pois eles consideram que o correto é contar a validade a partir da data do primeiro uso. Para eles, o  produto lacrado mantém as características originais como cor, odor e seu aspecto. Para determinar isso são feitos testes de estabilidade. 

Produtos de maquiagem com o prazo de validade vencido podem causar problemas à saúde principalmente para quem tem problemas alérgicos ou ajudar no surgimento de espinhas. 


Aqui no Brasil uma norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que os cosméticos tenham, na embalagem, o prazo de validade.
Mas para quem tem muita maquiagem fica complicado observar o prazo de todo o arsenal e também quando você compra aquela paleta de sombra incrível com trocentas cores e não conseguir usar até o fim da validade. 

Algumas meninas são mais sensível e não é negociável o uso desses produtos fora da validade, porém tem aquelas meninas que usam a maquiagem numa boa sem dar qualquer reação. 


Então fica a dica: 

Coloque uma etiqueta com a data de início do uso, assim fica mais fácil de você controlar. Acredito que uma boa conservação também ajuda a prologar a vida útil da sua maquiagem. Limpar os pincéis para evitar o surgimento de bactérias, armazenar em locais secos para evitar o surgimento de fungos.
Com essas dicas você evita surpresas indesejáveis e garante saúde e beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!